sexta-feira, 20 de abril de 2012

Publicações da Educação do Campo


COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.2 – A educação básica e o movimento social do campo

Autor: Miguel Gonzalez Arroyo e Bernardo Mançano Fernandes
Resumo: O volume que ora apresentamos é o segundo da Coleção “Por uma Educação Básica do Campo". O primeiro além de trazer uma introdução e um rápido histórico do processo, coloca à disposição o Texto-Base e as Conclusões da Primeira Conferência Nacional. Neste segundo volume estamos oferecendo dois importantes trabalhos. Um do Professor Miguel Gonzalez Arroyo e outro do Professor Bernardo Mançano Fernandes. O Professor Miguel Arroyo pronunciou em Luziânia, GO, no dia 29 de julho de 1998, uma palestra, a partir do que ele viveu, como pedagogo, em seus contatos com os Movimentos Sociais do Campo e de sua atenta presença no que estava acontecendo na Primeira Conferência por uma Educação Básica do Campo.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.3 – Projeto Popular e Escolas do Campo.

Autor: César Benjamin e Roseli Salete Caldart
Resumo: Este terceiro volume da coleção tem por objetivo dar continuidade à reflexão e ao debate sobre a Educação Básica do Campo, que mais sistematicamente vem sendo articulados, no Brasil, desde 1998. Visamos aqui, de modo especial, refletir num primeiro momento sobre Um Projeto Popular para o Brasil que nosso povo deseja construir e, num segundo momento, refletir sobre as escolas do campo e como elas se inserem na dinâmica das lutas pela implementação deste projeto.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.4 – Educação do Campo, Identidade e Políticas Públicas

Autor: Edgar Jorge Kolling, Paulo Ricardo Cerioli e Roseli Salete Caldart (org.)
Resumo: Em suas mãos o quarto caderno de nossa Coleção “Por Uma Educação do campo”, até aqui denominada “Por Uma Educação Básica do Campo”. Estamos mudando para deixar mais claro em nosso nome que a educação que queremos vai além do final do Ensino Médio e também dos limites da escola formal. A luta, portanto, continua e cada vez mais intensa alargando horizontes e obtendo conquistas bem substanciais.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.5 – Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação no Campo

Autor: Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (org.)
Resumo: O quinto volume desta edição assumiu o desafio de contribuir com o processo em construção dos paradigmas da Educação do Campo. O Pronera, como experiência pratica e teórica de Educação do Campo, ao apoiar esta publicação, reafirmam o seu compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento à população do campo, seguindo como uma construção coletiva dos sujeitos sociais, em busca de um novo modelo de desenvolvimento para o campo e para o Brasil. A reforma Agrária é uma política estrutural para alterar o modelo de desenvolvimento vigente buscando maiores condições para a promoção da igualdade e justiça social para o conjunto da sociedade brasileira. A garantia da educação comprometida com os valores humanistas e com diferentes formas de produção da existência dos sujeitos é uma compreensão e uma prática reafirmada pelo Pronera estratégia fundamental na superação das desigualdades e construção do desenvolvimento rural sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário