sexta-feira, 20 de abril de 2012

Secretários municipais de Educação conhecem o Pronacampo


O Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO) foi lançado em Sergipe na manhã desta quinta-feira, 19. O evento foi realizado durante uma reunião com secretários municipais de Educação de todo o Estado, no auditório do Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto.

Segundo a diretora do Departamento de Educação da Seed, Maria Isabel Ladeira, o objetivo do encontro "é fazer uma articulação com as prefeituras, prestar assistência técnica, além de passar informações sobre os prazos que devem ser cumpridos". A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Educação no Campo, Acácia Daniel, que passou dados sobre como está a educação no campo atualmente e apresentou o Pronacampo aos secretários.

"O Pronacampo é um reconhecimento histórico da dívida que o Brasil tem com trabalhadores do campo. Sabemos que historicamente é uma população que foi excluída do processo de educação. O programa vai ampliar as ações para o fortalecimento das políticas de educação no campo, visando atender aos pequenos agricultores, assentados e quilombolas", explicou.

Formação

Assinado pelo Governo Federal em 19 de março deste ano, o Pronacampo vai tratar da educação das crianças, jovens e adultos, além da formação dos educadores e construção de escolas. De acordo com Acácia Daniel, o programa vai beneficiar os alunos, pois os professores vão ter uma formação para atuar em áreas que antigamente não podiam.

Benefícios

Secretários e representantes dos municípios destacaram os benefícios que o Pronacampo vai trazer às suas cidades. Foi o caso do secretário de Educação de Nossa Senhora das Dores, Idalício Soares Filho. "Quando se trata de educação, todo programa é de suma importância para resgatar uma demanda que está reprimida. O Pronacampo vai dar às crianças e aos jovens do campo aquilo de que eles estão realmente necessitando em termos de conhecimento", afirmou.

Já Eliane Benevides Freire da Silva, coordenadora do Departamento de Educação de Laranjeiras, ressaltou que o programa dará aos alunos uma visão geral do seu cotidiano. "Uma metodologia aplicada na contextualização do campo é mais interessante para o aluno, que vai estudar um conteúdo que vai servir para ele no cotidiano. O bom do programa é que os estudantes não ficam presos ao conteúdo voltado para a zona rural; eles têm uma visão do todo", disse.

Marcos Antônio Ribeiro de Andrade, representante do município de Campo do Brito, afirmou que o Pronacampo, "além da ampliação e reforma das escolas, vai trazer também benefícios como a distribuição de livros adequados para as salas multisseriadas. Isso vem favorecer o ensino e o desenvolvimento da educação em nosso município".

Já a representante de Carira, Lílian Cristiane Bastos Valadares, disse que a cidade vai aderir ao Pronacampo "porque este programa vai ser de grande importância para a educação do nosso município devido ao grande número de alunos que nós temos em nossa cidade".

Pronacampo

O Pronacampo é um programa do governo federal de apoio técnico e financeiro com ações voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso à educação para as populações do campo. Ele prevê o incentivo e apoio à formação de estudantes das áreas rurais brasileiras.

O programa trabalha com quatro eixos: Gestão e Práticas Pedagógicas; Formação de Professores; Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica; e Infraestrutura Física e Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário