terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Educação do Campo que Queremos.


O município de Tobias Barreto no agreste de Sergipe realizou na manhã do dia 23/11 (sexta-feira), no espaço do Clube Social através do seu Conselho Municipal de Educação a Audiência Pública de Educação do Campo. O evento contou com a participação de educadores/as, educandos/as e povos do campo que fazem a educação do campo no município com o objetivo de apresentar para aprovação o Projeto de Resolução Nº 001/2012/CMETB que "Fixa normas para Educação do Campo no Sistema Municipal de Ensino de Tobias Barreto".
Os trabalhos foram iniciados com a participação do artista local Damião Simões que buscou inspirar os presentes com um belo repertorio de música popular brasileira. A mesa de abertura contou a participação do Secretário Municipal de Educação Ivan Carlos de Macedo, do Presidente do Conselho Municipal de Educação de Odilon Alves Oliveira Neto, representantes  dos Movimentos Sociais e Sindicais, representantes da Coordenação Estadual de Educação do Campo, e representantes dos pais, dos educandos e educadores, sendo presidida pelo prefeito municipal Adilson de Jesus Santos que dentre outras falas dos membros da mesa fez seu destaque na importância de se fortalecer a educação dos povos do campo por entender o que estes passam em seu cotidiano para conseguir ter acesso a educação pública e do desafio dele como gestor e fruto de uma escola do campo de garantir uma educação de qualidade aos povos do campo de Tobias Barreto.
A palestra de abertura proferida pela Professora Doutora Lianna  Torres do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe que teve como tema: "A Educação do Campo que Queremos", e trouxe a trajetória de luta dos movimentos sociais e sindicais do campo pela conquista de uma Educação do Campo e no Campo. 
Na sequência  dos trabalhos foi realizada a leitura para apreciação do projeto de resolução sob a coordenação do professor Hudson Veiga - Presidente do Comitê Estadual de Educação do Campo, que definiu com aprovação do público presente o processo para apresentação de emendas e alterações no texto da resolução.  A leitura foi iniciada mas dado ao número de interferências apresentadas pelos participantes o projeto de resolução não pode ser aprovado em sua totalidade sendo aprovado pelo público presente a convocação de uma outra audiência pública para a conclusão dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário